DESENCONTROS, de Giovanna Olivetti

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de prestar atenção aos detalhes, as possíveis histórias, não importa onde eu esteja. Atribuída deste mesmo pensamento, Giovanna Olivetti escreveu seu primeiro livro, Desencontros, em que cada crônica é um fragmento do cotidiano - como é dito no prefácio. 
Este livro te lembrará dos momentos mais simples do seu dia a dia: a ida para o trabalho, o metrô lotado... E fará com que você perceba que talvez as melhores histórias estejam ali ao seu lado, que todos somos escritores em nossas observações cotidianas e em cada observação procuramos a saída do nosso labirinto, que é cercado de jogos que nós mesmos criamos... Mas, espera, sair por que mesmo?
Desencontros é o tipo de livro que se lê de uma vez só. Não por ser curto, mas por parecer que cada crônica é o complemento da anterior, como se todos os acontecimentos do livro se passassem no mesmo dia - o que é bem possível, já que no período de 24 horas temos um número imprevisível de histórias a serem descobertas, incontáveis desencontros. Li o livro em uma noite e fiquei surpresa quando percebi que o mesmo havia me despertado tamanha inspiração para escrever que só me contentei quando peguei meu laptop para escrever. 

A escrita de Giovanna é simples, mas do que isso, é natural. O leitor se sentirá facilmente tentado a continuar lendo devido a uma narrativa convidativa. Com um grande número de crônicas se passando em São Paulo, o leitor se sentirá caminhando pelo cotidiano da cidade através da palavras da autora. Mas não se engane! Os acontecimentos poderiam tomar lugar em qualquer outra cidade, país, que o resultado ainda seria o mesmo e essa é a graça. 
Sorri e continuei meu caminho, permitindo o homem a sentir seus versos cheios de magnificência e estórias a serem contadas. Quem sabe um dia eu conseguisse chegar ali, subir no vagão e ter minha liberdade, pensando além e acima de tudo, vivendo, ao invés de estar trancada em uma sala preferindo apenas sobreviver? Talvez a louca ali fosse eu, que agora corria para minha reunião. 
Já mencionei aqui no blog que adoro livros que tratem do cotidiano e procurem extrair ao máximo toda a beleza e poesia que o mesmo pode proporcionar. É por isso que Desencontros não decepciona e você deseja que o livro fosse só um pouquinho mais longo para poder se deliciar por mais tempo. 

Além de escritora, Giovanna Olivetti também é fotógrafa, o que justifica a facilidade em capturar fragmentos do dia a dia e transformá-los em crônicas. 
Talvez fôssemos apenas livros tentando ser descobertos, um livro cheio de contos; talvez todos fôssemos escritores frustrados como eu, tentando apenas observar um pouco mais e não ser mais um livro numa estante como tantos, tentando apenas ser um best-seller. 
Desencontros é um livro que merece ser lido em uma tarde de chuva ou em um dia de sol, que te fará se sentir aquecido e acima de tudo, encontrado.


Título: Desencontros
Autor(a): Giovanna Olivetti
Número de páginas: 71
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Nota: 4/5
Livro cedido para resenha em parceria com a autora.

Share:

4 pessoas devoraram

  1. Oi, Rebecca, tudo bem?
    Se já fico especialmente feliz em ver uma resenha bem escrita, imagina quando descubro um livro novo através dela! Achei interessante, porque também gosto bastante de livros que valorizam as pequenas coisas e mostram uma visão mais sensível do nosso cotidiano. Além de que tenho me apegado aos livros de crônicas nos últimos meses. :) Beijo,
    Lis | www.umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisete, fico muito feliz que você tenha gostado da resenha! :D

      Excluir
  2. Oi, Rebecca! Amei a resenha, ficou maravilhosa, obrigada e fico muuuuito feliz que tenha gostado do livro! Beijos, Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico ainda mais feliz que você tenha gostado, Gi! <3

      Excluir