Resenha: Uma pitada de amor - Katie Fforde

by - sexta-feira, agosto 21, 2015


Não basta ser um desastre na cozinha e ainda sim, assistir a competições culinárias. Agora tem que ler livros sobre competições culinárias! Essa sou eu! Uma pitada de amor é um livro lançado na hora certa (se você assiste ou já ouviu falar do programa MasterChef, sabe o porquê) e surpreendentemente viciante. 

Zoe Harper é uma cozinheira amadora que sonha em abrir uma delicatéssen. Para alcançar seu objetivo, ela consegue uma vaga em um programa de competição culinária. No entanto, ganhar não será tão fácil quando Zoe imagina. Ela percebe que a competição vai muito além da cozinha ao conhecer Cher, outra participante, que fará de tudo para ganhar e ficar famosa. O pior não é isso. Zoe acaba se apaixonando por um dos jurados, Gideon Irving, trazendo riscos a sua permanência no programa. 

Comecei a ler Uma pitada de amor com um pé atrás. Apesar da sinopse ter me chamado a atenção e a capa ser uma verdadeira fofura, chick-lits não têm sido o meu forte ultimamente. A leitura se mostrou muito melhor do que a esperada, uma vez que Uma pitada de amor ganha em sua inovação, sem perder o foco entre romance e culinária. É certamente um chick-lit diferenciado. 

Zoe é uma personagem divertida e talentosa, mas que ganha o leitor, acima de tudo, com sua ingenuidade. Se a competição fosse real, você certamente torceria por ela. Apesar da narração estar em terceira pessoa, o foco do livro é claramente em Zoe. A consequência disso é que Gideon, seu par romântico, acaba sendo ofuscado e se tornando um personagem sem muita presença na história. Vejo isso como algo muito positivo e ao mesmo tempo negativo. Positivo, pois acho incrível a história focar na trajetória de Zoe dentro e fora da competição. Negativo, pois Gideon é um personagem capaz de despertar a curiosidade do leitor. 

Apesar da ausência de Gideon em muitos momentos, o romance não deixa a desejar. Está na medida certa: tão encantador que fará com que o leitor torça para que dê certo. 

Espero que todos tenham tido uma boa noite de sono, porque têm um desafio difícil diante de vocês hoje. 

A autora soube passar perfeitamente o ar de competição. Se as surpresas presentes em cada prova são um mistério a ser desvendado pelos participantes, o leitor não fica de fora com suas deduções. Os personagens são divertidos - exceto por Cher, a típica concorrente que quer passar por cima de todo mundo - e garantem ao livro um clima leve e descontraído. 

Se você é bom de cozinha ou se interessa por culinária, Uma pitada de amor não pode faltar em sua estante. É claro que se tratando de um livro sobre competição culinária, existem vários momentos em que os pratos dos participantes são descritos, como eles chegam a tal ideia e seus erros. Vou ser bem sincera: não entendia nada, mas parecia ser gostoso! 

Sem sombra de duvidas, trata-se de um chick-lit envolvente. Ou melhor, deliciosamente envolvente, daqueles em que é difícil interromper a leitura porque cada final de capítulo contém uma revelação e que ao terminar, você pede por mais. Só mais uma pitada, vai! 

Título: Uma pitada de amor
Autor(a): Katie Fforde
Número de páginas: 399
Editora: Record
Nota do Como Devorar Livros: 4/5

You May Also Like

12 pessoas devoraram

  1. Oi Rebecca!
    Eu tenho um outro livro dessa autora mas ainda n li, rs
    Esse já me chamou atenção logo quando vi a capa, e a proposta é bem diferente msm. Gostei de saber que tem um romance legal. Eu n sou muito de cozinha confesso, mas daria uma chance para a leitura ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei sabendo que existe outro livro dessa autora publicado aqui no Brasil. :P
      Dê uma chance sim, vale a pena!

      Excluir
  2. Olha eu não comprei esse livro em físico, mas o peguei em ebook
    Estou bastante interessada em ler, até porque eu adoro um romance, mas eu não estou com muitas expectativas para não me decepcionar sabe? Espero que o livro me atraia. Eu gostei muito da sua resenha. Me pareceu que você se envolveu bastante. Espero ter o mesmo como você =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste do livro tanto quanto eu gostei! :D

      Excluir
  3. Alguém saberia me dizer outros livros bem semelhantes a esse ? Que envolva culinária, romance essas coisas? Eu to mto desesperada pra livros iguais a esse.. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não conheço nenhum outro livro a esse estilo. =/

      Excluir
    2. "Escola dos Sabores" Erica Bauermeister

      Ainda não li...então não posso dizer se é bom...está na minha lista!!!

      Excluir
  4. Oii, estou lendo este livro, e devo confessar, quando juntam três coisas que eu amo comida, romance e livros em um só lugar...Não sei nem o que dizer!!!!
    Amando o livro!!!
    Super recomendo

    ResponderExcluir
  5. Oii, estou lendo este livro, e devo confessar, quando juntam três coisas que eu amo comida, romance e livros em um só lugar...Não sei nem o que dizer!!!!
    Amando o livro!!!
    Super recomendo

    ResponderExcluir
  6. Katie Fford usou personagens de Amor Nas Entrelinhas nesse livro ou estou tremendamente enganada? Creio que Fenella, Rupert e a casa Somerby são de Amor nas Entrelinhas, estou certa? Faz tempo que li então não consigo me lembrar direito e só li o primeiro capítulo de Uma Pitada de Amor até agora, mas os nomes Fenella, Rupert e Somerby não me eram estranhos, quando vi que era escrito por Katie Fford tive certeza de que eram os mesmos de Amor Nas Entrelinhas 😂😍 Se ainda não leu, super recomendo! 😉

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou lendo esse livro. Estou na metade mais ou menos e confesso que cada vez estou me decepcionando mais com a postura da personagem principal. Como você escreveu Zoe começou me conquistando pela bondade e generosidade. Mas agora isso está me parecendo muito forçado e fora de lugar. Não gosto de personagens com personalidade fraca e não sei como dizer isso sem dar spoiler mas até agora a postura que ela está adotando é completamente mal caráter. Por mais que a autora queira florear o romance, acho injusto com os outros competidores. O que me deixa mais fula da vida é o fato do mocinho não respeitar a carreira dela, mas pra falar a verdade nem ela se respeita. Vou terminar de ler porque detesto ficar livros pela metade mas sinceramente já estou lendo forçada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir