A ideia de ler Mario Prata não surgiu do nada. Minha mãe tem duas edições não muito recentes de seus livros. Embora dê de cara com os livros mais de uma vez por dia, nunca havia nem se quer sacudido a poeira de um deles. Quando soube de seu mais novo lançamento, Mario Prata entrevista uns brasileiros - sim, esse é o título -, soube que se tivesse de começar a ler Prata, admiradora de história que sou, teria de ser por este obra. 

Em 239 páginas e originalmente publicadas na revista Brasileiros, Mario Prata conversa com personalidades importantes que ajudaram - por vezes, muito que inconscientemente - a construir o Brasil que conhecemos hoje. São elas, por exemplo, Pedro Álvares Cabral, D. João VI, Tiradentes, Aleijadinho, etc. 

Embora o título afirme que todos os entrevistados são brasileiros, a verdade é que nem todos são. Se é para contar de forma descontraída a história do país, é preciso reconhecer o quão miscigenado o Brasil é. Motivo pelo qual temos personalidades inglesas, espanholas, portuguesas até chegar por fim, aos que em terras tupiniquins nasceram e fizeram história. 

Prata faz algo incrível. Brinca com a história e suas figuras de modo único, carregado de humor, dando forma a personalidades históricas e trazendo a tona polêmicas que há séculos giram em torno deles. Isso tudo, com muito jogo de cintura para mesclar ficção e realidade. E o autor vai ainda mais além: desmistifica heroísmos sem pudor algum, com críticas e opiniões pessoais nas entrelinhas que não passam despercebidas ao leitor atento. 

- Só mais uma informação. Eu não fugi de Napoleão. Eu enganei Napoleão. - Então, tá. Mas tem muita gente que concorda com ele. Tem sua lógica, como todas as lógicas portuguesas. 

Pode-se dizer que é um livro para um público específico. Embora conte os acontecimentos de forma leve e descontraída, se você não se interessa nenhum pouco por história do Brasil, o livro pode se tornar arrastado e/ou desinteressante. Não é necessário saber tudo sobre cada personalidade "entrevistada" - claro que se você souber, melhor -, pois Mario Prata segue o padrão das entrevistas que comumente lemos em revistas. 

Sabe quando você está em um consultório esperando ser chamado, pega aquelas edições antigas de revistas e lê a entrevista de alguma celebridade? Ler Mario Prata entrevista uns brasileiros traz ao leitor essa e outras sensações cotidianas e prazerosas. 

Título: Mario Prata entrevista uns brasileiros
Autor: Mario Prata
Número de páginas: 239
Editora: Record
Nota do Como Devorar Livros: 5/5

2 Comentários

  1. Adorei a forma como Mario Prata uniu o passado com o presente, os personagens que fizeram a história do país, utilizando de tecnologias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a forma como Mario Prata uniu o passado com o presente, os personagens que fizeram a história do país, utilizando de tecnologias atuais.

    ResponderExcluir