Resenha: Livro das Sombras - Cate Tiernan



A sensação de ser surpreendida por um livro é sempre muito boa. Ao iniciar a leitura, não sabia muito sobre o Livro das sombras, além das informações cedidas pela editora. A história parecia interessante, envolvendo um pouco de bruxaria e adolescência. Apesar de uma união pra lá de clichê, acabou sendo justamente o que eu precisava ler entre uma pausa nos estudos durante o feriado. 

Morgana Rowlands é uma garota comum - até demais - de dezesseis anos que tem seu mundo virado de cabeça para baixo com a chegada do misterioso Cal, um veterano transferido de outra escola que parece agradar a todos na cidade. Em uma festa, Cal revela ser um bruxo à procura de um coven. A partir daí, Morgana se vê imersa no mundo introduzido pelo recém-chegado e muitas coisas novas estão por surgir em sua vida. 

Livros das sombras se apossa de fórmulas já utilizadas por outros autores, de forma que a história não seja das mais originais, mas que se torna capaz de entreter seu leitor devido a sua objetividade. Sem muitas delongas, a autora vai direto ao ponto, motivo pelo qual o livro é tão curto - dá para terminar em um dia! Trata-se de uma história muito voltada para o público jovem, motivo pelo qual conta com uma narrativa leve e simples. 

Os personagens são bem estereotipados. A protagonista é aquela típica garota sem autoestima, com uma mulher amiga que deixa qualquer babando, até chegar um garoto desconhecido - que é sempre lindo de morrer - na cidade pra lá de pacata. Admito que estou um pouco cansada dessa temática, mas a autora soube inovar ao inserir bruxaria na história. O que mais me interessou foi a inserção da religião e cultura wiccana no livro. Não sei se tudo o que foi mencionado no livro é, de fato, realístico. No entanto, a importância de grande tamanho da religião Wicca, os conflitos da personagem principal devido a sua religião anterior e a pressão familiar agregam valor a história. 

Livro das sombras é o primeiro livro de série Coven, composta por 15 livros! A história carrega um ar bem introdutório e somente inicia os questionamentos e conflitos na vida de Morgana, o que me faz deduzir que os próximos livros tenham muito mais ação. O livro é bom, mas não conseguiu me despertar a vontade de ler o próximo volume da série - quem sabe, quando este for lançado, eu até leia, mas no momento, não sinto interesse em continuar. 

Como disse anteriormente, Livro das sombras é um livro com capacidade de surpreender e entreter seu leitor, além de ser uma série que parece ainda ter muito o que desenvolver. Vale a pena ler! 

Título: Livro das sombras
Autor(a): Cate Tiernan
Número de páginas: 208
Editora: Galera Record
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

Share:

2 pessoas devoraram

  1. Olha tenho visto muitas resenhas desse livro.
    Tanto positivas como negativas. Eu ainda não sei o que esperar.
    Mas eu já o tenho na minha estante e assim que tiver tempo irei ler.
    Espero que o livro não seja muito forte do tipo sangrento ou com muitas mortes e tals.
    Acho que não, porque pelas resenhas que tenho lido ele é bem leve. E todos falam que esperavam mais da obra. Mas acho que cada um vai ter uma opinião diferente e espero poder gostar bastante, porque eu sinceramente gostei do desenvolvimento da sua resenha. PARABÉNS =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-indie.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Rebecca, tudo bem? Primeira vez que visito seu cantinho e eu simplesmente amei!

    Sua resenha é bem clara e objetiva, e confesso que me despertou um certo interesse em ler. Mesmo já sendo meio clichê, sou apaixonada por esse tipo de livro, principalmente quando há bruxaria no meio, um de meus temas favoritos. Parabéns pela resenha!

    Natália,
    http://obcecadapeloslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir