O conto de João e Maria nunca foi tão sombrio quanto em Um conto sombrio dos Grimm. Engana-se quem pensa que João e Maria são apenas dois irmãos que tiveram a desventura de encontrar uma casa, feita de doces, de uma bruxa má. A real - e bem sombria - história começa muito antes, quando os desafortunados irmãos ainda nem existiam. E termina muito tempo depois do acontecimentos que envolvem a bruxa má e a casa de doces. Adam Gidwitz trás ao leitor uma versão divertida e descontraída de um dos contos mais famosos dos irmão Grimm. Mas não se engane, a história ainda sim é sombria, com muito sangue e... Melhor tirar as crianças da sala antes de abrir o livro!

"Era uma vez... Três palavrinhas para lá de batidas. Não, esta história pode até parecer conhecida. Mas ela é diferente de tudo o que você já leu. Sim, João e Maria são irmãos. E, sim, eles acabam encontrando uma casa feita de guloseimas, onde mora uma bruxa malvada e blá-blá-blá. Só que aqui eles fogem da própria história, perambulam por várias outras e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!".

O livro é dividido em nove histórias que acopladas contam a "verdadeira" história de João e Maria. São elas: O fiel Johannes, João e Maria, As sete andorinhas, Irmão e irmã, Um sorriso vermelho como sangue, Os três fios de cabelo dourado, João e Maria e o reino destruído, João e Maria e o dragão, João e Maria e seus pais. Fiquei curiosa para saber se estes contos foram realmente criados pelos Grimm ou não e se esta é realmente a "verdadeira" história dos irmãos desafortunados mais famosos da literatura - mesmo sabendo que falar em veracidade em conto de fadas é relativo. 

As histórias não são muito longas e só me lembro de não ter gostado de uma ou duas por serem mais arrastadas do que as outras. 

A narrativa é o que o livro oferece de melhor, com constantes e engraçadas pausas dramáticas do narrador, além de palpites e avisos de que o que está por vir pode realmente ser muito ruim. Repito, muito ruim. Achei a narrativa bem alá Rick Riordan, então acredito que os fãs desse autor certamente irão se identificar ou sentir atraídos por Um conto sombrio dos Grimm

A diagramação do livro é espetacular. A capa por si só já chama a atenção, mas por dentro, o livro ainda consegue se superar com ilustrações na borda das páginas que em muito combinam com a história. 

Um conto sombrio dos Grimm é um livro para curiosos, que como o próprio autor diz, leia, se ousar!

Título: Um conto sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Número de páginas: 270
Editora: Galera Júnior
Nota do Como Devorar Livros: 4/5

8 Comentários

  1. Quero muito ler esse livro, á começar pela capa com traços simples, perfeita.
    Desde Once Upon A Time que amo contos de fadas contados de forma diferente, sombrio, etc.

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é linda, não é? O livro é ainda mais perfeito por dentro.
      Se você curte OUAT, tenho certeza que irá se encantar por essa historia também. :D

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada por contos de fadas, e quero muito ler esse livro, ainda mais por sem sombrio, não tem nada melhor.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas, as minhas palavras! hehe XD

      Excluir
  3. Oi,
    Gostei muito da dica principalmente por você falar que a narrativa é igual a do Rick que adoro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa é bem parecida com a do Rick mesmo! Acho que você vai curtir :D

      Excluir
  4. Oláa,
    Realmente, a capa desse livro chama muito a atenção. Compraria só por ela, hehehe
    Fiquei bem interessada pela trama. Nunca li algo de João e Maria, e acho que seria bem legal se eu tentasse algo novo. Bem, vou anotar a dica. Só espero gostar da leitura!!!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir