Foi difícil não me assistir tocada ao assistir o trailer do filme Seu eu ficar, adaptado do livro de mesmo nome, motivo pelo qual logo me vi animada para ler este livro. A presença de vários exemplares do best-seller de Gayle Forman nas vitrines das livrarias também não ajudou muito, só me deixou com mais vontade de ler. 

Mia é sortuda. É uma violoncelista dedicada, com talento suficiente para ingressar na universidade de Julliart e futuramente tocar em uma daquelas grandes orquestras reconhecidas. Tem uma família unida e que está sempre pronta para apoiá-la. A banda de seu namorado está começando a receber o reconhecimento que merece, não só na região em que moram, mas também fora dela. Porém, tudo muda em um acidente de carro, um acidente de carro em que ela estava presente. Mia vê seu corpo sendo retirado dos destroços e sendo levado às pressas para o hospital. Ela vê a determinação dos médicos em mantê-la viva, seus familiares tensos na sala de espera e o choro de seu namorado, lhe implorando que fique. No entanto, esta é uma decisão que só cabe a ela tomar. Ficar ou ir? 

Se eu ficar é um livro com passagens muito tocantes, este é um fato inegável. É difícil não se colocar no lugar da personagem, compartilhar da tristeza que a mesma sente e parar a leitura para refletir sobre sua própria vida. É um livro carregado de fortes emoções e sentimentos, muito por culpa da narrativa, que varia entre as recordações de Mia e seu estado atual. 

Uma coisa que me incomodou muito - e que não sei se fica claro na sequência - foi não saber o que Mia era após o acidente. Um espírito? Fantasma? O que? A autora em momento algum deixou claro ou tentou transparecer algo sobre o estado de Mia. Afinal, a personagem era capaz de assistir tudo que se passava enquanto seu corpo permanecia na cama de hospital. Chego a me perguntar se Gayle Forman deixou isso por conta do leitor, isto é, de sua interpretação. Apesar dos pesares, esta questão me intrigou durante toda a leitura e não me agradou muito. 

A narrativa é simples, mas ao meu ver, não chega a ser envolvente. Para mim, era fácil parar a leitura a qualquer hora porque não conseguia me ver presa a história, o que me segurou até o final foi pura curiosidade, se Mia ficaria ou não. Logo, não me vejo lendo a sequência do livro. Fora isso, a "divisão" na narrativa não foi capaz de me entreter e muitas das recordações de Mia, menos ainda. Algumas passagens me pareceram desnecessárias e o modo com que certas coisas foram descritas e apresentadas não foram boas, a cena do acidente e pós-acidente é um exemplo. 

Se eu ficar é um bom livro para se ler numa única tarde, mas que ganha somente no fator emocional. Portanto, preparem as caixinhas de lenço! 

Título: Se eu ficar
Autor(a): Gayle Forman
Número de páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

6 Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Todo mundo que eu pergunto e que me fala sobre Se Eu Ficar diz a mesma coisa que você escreveu na sua resenha. O livro emociona, mas é só. Não irei lê-lo, não tenho curiosidade. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você foi ‘tagueado/a’ no meu blog! Fique à vontade para fuxicar e responder. Te espero! Até + Ver! Nu.

    http://1001nuccias.blogspot.com.br/2014/10/respondendo-tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Li o livro e assisti ao filme. O livro é interessante e o filme emocionante no meu caso, achei legal a forma da autora descrever certas passagens mas concordo com você que em certos pontos ela poderia ter retirado do livro. Estou curiosa para ler o segundo livro e descobrir se Adam vai ser um pouco menos egoista de agora em diante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Então, já vi realmente muita gente falando que o livro não foi tudo o que esperavam. Eu fiz uma coisa que nunca havia feito antes: Assisti ao filme, antes de ler o livro! Quero, sim, ler o livro, mesmo com todas as críticas.
    O filme me envolveu demais, e como manteiga derretida para ficção que sou: Chorei! Então é bem provável que eu vá gostar do livro...

    Seu Blog é simplesmente incrível e eu sinto que preciso voltar aqui mais vezes!

    http://heyana28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Vim te convidar a visitar meu blog e ver um post mega especial que foi ao ar hoje, se puder da uma passadinha por lá.
    Beijos
    Raquel machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/11/sessao-de-autografos-do-vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  6. Oii Rebecca! Ah eu também não achei mta coisa desse livro não, esperava muito mais, mas acho q isso tá sendo comum aqui na blogosfera literária hehe
    Bom, vamos ver se a continuação é melhor!

    Beijão! Saudades de passar aqui!
    Karina

    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir