Resenha: Correr ou morrer - James Dashner

by - quinta-feira, agosto 07, 2014

Título: Maze Runner - Correr ou morrer
Autor: James Dashner
Número de páginas: 426
Editora: V&R
Nota do Como Devorar Livros: 5/5

Tomas acorda em um elevador escuro. Fora isso, ele não consegue se lembrar de absolutamente nada, a não ser de seu próprio nome. Quando o elevador chega ao seu destino, ele se vê bem-vindo à Clareira, um lugar em que garotos de, aproximadamente, a mesma idade que ele, vivem. A Clareira é cercada por muros que se fecham toda a noite e Tomas logo descobre o porquê. Ainda sem saber os motivos e principalmente como foi parar ali, o lugar lhe parece estranhamente familiar. Aos poucos, tenta se acostumar com a diferente rotina da Clareira. Tudo muda quando a primeira garota, trazendo consigo uma estranha mensagem, chega à Clareira, e tudo fica de pernas para o ar. Tomas descobrirá que sua presença ali não é coisa do acaso e que, definitivamente, a questão é correr ou morrer. 


Para os fãs de distopias, a série Maze Runner é uma que tem dado o que falar desde seu lançamento, mas que se intensificou ainda mais com o adaptação cinematográfica que estreará nos cinemas brasileiros em Setembro. Esqueça todas as outras distopias, James Dashner cria um universo completamente diferente e quase sanguinário. Não se assuste, o autor conduz a narrativa de uma forma tão envolvente que o leitor se vê prendendo a respiração e soltando-a, de alívio, em certos momentos. 

Correr ou Morrer não se trata de um livro difícil para ler. Isso acontece não somente por conta de sua narrativa envolvente, mas também por ser bem previsível. Apesar de existir leitores que não gostam de livros com acontecimentos previsíveis, em momento algum me vi incomodada por isso. Como disse anteriormente, a narrativa é tão envolvente que o leitor facilmente se verá preso aos acontecimentos da história e os constantes questionamentos dos personagens. Quem sabe, até irá se apegar a algum deles. Afinal, a história de todos eles nos é um grande mistério. Não só Tomas, o principal, como todos os outros personagens foram muito bem desenvolvidos. 

A ideia da Clareira me pareceu magnífica. Tanto quanto os personagens, queria saber como todos foram parar ali. O primeiro volume da série deixa um gostinho de quero mais, especialmente com a pegadinha que autor apronta com seu leitor logo ao final do livro, deixando-o com vontade de correr até a próxima livraria para comprar o segundo volume (falo isso por experiência própria). 

Certas coisas me deixaram confusa, pois permaneceram sem explicação alguma. No entanto, acredito que tais coisas venham a ser explicadas em algum volume seguinte. 

Apesar de ver comentários comparando Maze Runner com outras séries distópicas, posso dizer que não vi semelhança alguma. Distopias tendem a ter um plano de fundo semelhantes, por isso se enquadram na categoria "distopia". Porém, Correr ou morrer nos apresenta a um universo distópico diferente de outros que podem ser encontrados nas livrarias. 

Correr ou morrer vale totalmente a lida... e a corrida também.

You May Also Like

6 pessoas devoraram

  1. Amei a resenha! Já estava bastante curiosa para ler esse livro, mas nunca vi nenhuma resenha do mesmo. A sua foi a primeira que eu li ;) Gostei bastante do enredo, não esperava que fosse uma distopia e isso me deixou muito feliz, porque amo distopias *___* Espero poder ler em breve!

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Te encontrei pelo skoob e vim ver seu blog gostei bastante dele e já estou te seguindo. Sabe que li esse livro e adorei ele principalmente por saber que vai sair logo um filme também...você sabia disso??? Espero que eles caprichem na história, e pior aquele final quase me deixou maluca, parece que a história nem começou ne? Rsrs..estou louca pelos próximos. Do mais te convido a vir conhecer meu blog, estou lançando meu primeiro livro esse mês também se puder comentar no post dele fico feliz.
    Bjsss
    raquel machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/08/vinganca-mortal-de-raquel-machado.html

    ResponderExcluir
  3. Esses dias mesmo eu tinha lido uma resenha e pela primeira vez eu realmente me interessei em ler esse livro, e agora após ler a sua resenha eu estou com mais vontade ainda!!
    A lista de livros que eu quero ler está enorme, mas eu espero ler esse livro até o fim do ano!! hehe'

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, eu já vi muitas pessoas comentando sobre essa série e fiquei bem curiosa, acho que vou encarar a compra!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Gostaria de te convidar a chegar lá no meu blog hoje fiz um post mega especial por causa do meu aniversário.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/08/eu-literatura-e-meus-29-anos.html

    ResponderExcluir
  6. Sou fascinado por essa série, e olha que, até agora, tudo o que li foram resenhas sobre o primeiro livro.

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir