Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Título: Simplesmente Ana
Autor(a): Marina Carvalho
Número de páginas: 303
Editora: Novo Conceito
Nota do Como Devorar Livros: 5/5

Ana Bernardes é uma mineira estudante de Direito, com um rolo por andar com Artur, sempre se divertindo com Estela e atordoada por um sonho que parece persegui-la. Isso, até abrir o Facebook e se deparar com a mensagem de um homem que diz ser seu pai. Só que este não é um homem qualquer, trata-se de Andrej Markov, o rei da Krósvia, um pequeno país europeu. Ana vê sua vida inteira dar voltas, indo parar em um avião com destino a Perla, capital da Krósvia. Lá, ela precisará lidar com todas as mordomias de uma jovem princesa, conhecerá o significado da palavra saudade e tentará driblar as implicâncias de Alexander, que está mais para príncipe do que "guia turístico". 

Simplesmente Ana é um livro encantador. Desvincule-se de Diário de uma princesa ou parecidos, não há semelhança alguma. Não há nada que impeça os fãs do gênero a lerem esse incrível livro. 

Adoro histórias com princesas, príncipes, reis, rainhas, castelos ou qualquer outra característica de contos de fadas. Até mesmo a bruxá má, que nesse caso podemos chamar de Laika ou, como diria Ana, "Nome de Cachorro". A narrativa de Simplesmente Ana flui de forma tão natural, que não pode ser outra coisa senão uma leitura agradável e leve. Estou tão acostumada a ler livros que retratam o dia-a-dia de jovens americanas ou de qualquer outra nacionalidade, que me senti muito confortável ao ler o cotidiano de uma brasileira. A autora soube perfeitamente adicionar características de nossa cultura no livro. Programas, música, cidades, nomes. É bom ler algo assim, nem que seja só de vez em quando. De uma forma ou de outra, o leitor acaba se identificando mais ainda. 

O livro peca em certos quesitos, mas gostei tanto que nem por isso reduzi minha nota. Há momentos em que a história parece tão irrealística, principalmente com o temperamento que Ana, personagem principal, apresenta ao decorrer do livro. Mas irrealístico, como assim? Não tem como responder sem dar spoilers. O casal principal me pareceu perder parte da magia nos últimos capítulos. Talvez pela atitude dos personagens, que me deixaram com muita raiva. Por pouco, o livro deixa de ser classificado 5/5 por causa disso. Apesar de apresentar aspectos de contos de fadas, Simplesmente Ana conta com muitas outras características realísticas, do dia-a-dia, dos tempos atuais. 

Gostei muito do que li! Não é uma história com grandes mistérios, muito pelo contrário, trata-se de um livro bem previsível, se quer saber. Porém, o decorrer do personagens, os questionamentos, as atitudes e narrativa transformam Simplesmente Ana em um livro envolvente, que me deixou curiosa até o parágrafo final. 

Senhoras e senhores, lhes apresento princesa Ana da Krósvia!

Share:

2 pessoas devoraram

  1. Oie :)

    Nossa eu sei o que esperar desse livro e estou morrendo de vontade de lê-lo principalmente por se tratar de uma autora brasileira, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir