Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Título: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos 
Autor(a): Cassandra Clare
Número de páginas: 462
Editora: Galera Record
Nota do Como Devorar Livros: 4/5

Clary é uma adolescente comum. Pelo menos, isso era o que ela achava até entrar na discoteca Pandemônio com seu melhor amigo e testemunhar um assassinato. Não se tratava de um assassinato comum e sim, um realizado por três adolescentes que aparentavam ter a mesma idade que ela e falavam de coisas que mal conseguia entender. Para piorar sua situação, só Clary conseguia vê-los. Mas na verdade, eles não são meros adolescentes, são Caçadores de Sombras, guerreiros que estão dispostos a matar demônios e em busca de algo em especial. O quê seria isso e qual sua relação com Clary?

Finalmente consegui ler Cidade dos Ossos! Menos um livro na minha grande lista de prioridades literárias! Estava ansiosíssima para conseguir ler o primeiro livro da série "Os Instrumentos Mortais" antes de assistir ao filme, porque assim poderia imaginar todos acontecimentos sem a influência das cenas do filme. Preciso dizer que criei grandes expectativas quanto ao livro e para minha alegria, não me decepcionei em momento algum. Para os fãs de histórias sobrenaturais, com direito a vampiros, lobisomens, anjos e demônios, Cidade dos Ossos é a aposta certa.

Clary é aquela típica adolescente que acredita estar vivendo em um mundo normal até se deparar com um demônio, ou melhor, até se deparar com o assassinato de um demônio. Mundo muito normal esse, não? A história começa a partir daí, deixando seu leitor curioso a cada página.

O que mais gostei no livro foi a mistura de todos os seres sobrenaturais conhecidos em um único mundo. Desde fadas (que sempre achei serem inofensivas) até demônios. Mais do que isso, gostei da forma com que foram encaixados perfeitamente na história, sem parecer estranho ou incomum.

Os personagens também são ótimos, sarcásticos, sérios e engraçados. Infelizmente, os principais não cativaram minha atenção tanto assim. Pelo menos, não com esse primeiro livro. Quem sabe no próximo isso não aconteça? Enquanto isso, os secundários despertaram muito mais minha atenção e quero vê-los com mais frequência na sequência de Cidade dos Ossos. Também mal posso esperá-los para vê-los na telona e compará-los com o que imaginei enquanto devorava o livro em dois dias.

Diferente do que eu imaginava e talvez, do que muitos também acreditavam, a história não está focada em um possível romance entre uma humana (ou mundana, como diziam no livro) e algum ser sobrenatural. É claro que, em como todo o livro, o romance aparece uma vez ou outra. No entanto, em Cidade dos Ossos, isso não acontece com tanta intensidade.

Então, quais são os pontos negativos que me fizeram dar somente quatro estrelas? O final poderia ter sido, de uma forma ou de outra, melhor. Esclareceu muitas duvidas que foram se acumulando conforme lia, mas o meu choque com os últimos capítulos foi tão grande que ainda não posso dizer se gostei, não gostei ou amei. Em determinados momentos, o ritmo da história foi um tanto lento, mas nada que atrapalhe demais a leitura.

Cidade dos Ossos é mais do que recomendável. O "novo" mundo criado por Cassandra Clare é incrivelmente curioso e acima de tudo, envolvente.

Fiquem com o trailer de Cidade dos Ossos!

Share:

2 pessoas devoraram

  1. Loooooooouca pra ler esse livro.
    Já até comprei, estou esperando chegar. *-*
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Beccs, me deixou ainda mais empolgada para ler o tão famoso livro :D

    http://livraticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir