Resenha: A Marca de Atena - Rick Riordan

Título: A Marca de Atena
Autor: Rick Riordan 
Número de páginas: 480
Editora: Intrínseca
Nota do Como Devorar Livros: 4/5

A minha lista de livros para ler só aumenta a cada dia que passa. Talvez seja por isso que, quando comprei A Marca de Atena, não estava tão empolgada para ler o livro, apesar de acompanhar a série. Então, o que posso dizer é que se trata de uma resenha escrita por alguém que não ficou meses ansiando pelo lançamento do livro, que não leu a versão em inglês por não se aguentar de curiosidade. 

A Marca de Atena é o melhor dos três livros até então lançados. Fiquei surpreendida quando li cem páginas de uma vez só. 

Os sete jovens da profecia - Percy, Annabeth, Hazel, Frank, Jason, Piper e Leo - finalmente se encontram, gerando mais uma batalha entre semideuses gregos e romanos. Os deuses do Olimpo estão mais confusos do que nunca, divididos entre suas personalidades gregas e romanas. Sem chances de receberem a ajuda de qualquer deus, uma nova profecia é lançada aos ouvidos dos sete e desta vez, a profecia gira em torno da deusa Atena. Enfrentando a missão mais perigosa de todas, os sete seguem em frente. Gaia está acordando, Annabeth precisa seguir a Marca de Atena e desvendar o mistério da mais nova profecia, Nico di Angelo está a um passo da morte e como se já não bastasse, Roma tem somente mais alguns dias de vida. 

O livro é narrado em terceira pessoa, mas cada capítulo é voltado para quatro dos sete semideuses: Leo, Piper, Percy e Annabeth. Meus capítulos favoritos são todos aqueles voltados para Leo, acho que ele se tornou meu personagem favorito. Não gostei dos capítulos de Piper. Na verdade, já não gosto da personagem em si. As partes de Percy e Annabeth também são ótimas. Faltou um pouquinho mais de Jason no livro e eu queria muito um capítulo voltado para Frank. O coitado ficou se transformando o livro inteiro. 

O romance veio quase que em excesso nesse terceiro livro. Repleto de cenas fofinhas e ciumentas. Para os fãs de Percy/Annabeth, é certamente um presentão do autor. Mas como eu disse, minhas partes favoritas são as de Leo, o "segura vela" dos sete.  

Adorei a aparição de Narciso (uma das melhores partes do livro, se não a melhor), Hércules e de Aracne. Fiquei um pouco decepcionada com a missão de Annabeth ao seguir a Marca de Atena, esperava algo mais do que aquilo. 

O final não contém nenhuma novidade. Riordan explora perfeitamente a curiosidade do leitor, guardando todas as respostas de nossas questões para o próximo livro. 

Share:

4 pessoas devoraram

  1. Os dois primeiros livros foram simplesmente maravilhosos! Gostei de Herois do Olimpo ainda mais que da serie original Percy Jackson! Li o livro em inglês, estou aguardando minha edição nacional chegar pra reler! O final foi tipo... OMG coração na boca! A gente sabe que titio Rick não é louco, mas a preocupação pelos personagens fala mais alto né? Adorei a resenha!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Rebecca.
    Eu sempre tive algum interesse em ler Rick Riordan, mas primeiro eu tenho que tomar conhecimento em onde a história começa e onde ela continua ahaha Você gosta?

    Beijos, Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Sim, adoro os livros do Rick! A narrativa dele é muito cativante. Você deve começar pela série "Percy Jackson e os Olimpianos", o primeiro livro se chama "Percy Jackson e O Ladrão de Raios". Essa série termina após 5 livros e começa outra (como se fosse uma "segunda parte"), chamada de "Os Heróis do Olimpo" e o primeiro livro desta continuação se chama "O Herói Perdido".
      Mas se você tiver mais interesse em mitologia egípcia do que grega (Percy é baseado em mitologia grega), o Rick tem outra série que já acabou, que se chama "As Crônicas de Kane". Super recomendo!

      Excluir
    2. Olá, Rebecca, muito obrigado pelas dicas, eu vou dar uma procurada : )

      Beijos, Rafael Augusto.
      http://enseada-das-letras.blogspot.com.br/

      Excluir