Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green

Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Número de páginas: 283
Editora: Intrínseca
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

Hazel Grace e Augustus Waters se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Ele, perdeu uma das pernas com osteosarcoma. Ela, sobrevive às custas de uma droga revolucionária. O romance destinado a acontecer surge quase que naturalmente e juntos, desfrutam de um único senso de humor, criticam o modo como muitos vêem o câncer e procuram por um modo de sobreviver. 





Todos adoram um romance. Quando se trata de um romance trágico, mais ainda. Ou quem sabe eu esteja errada quanto a isso. A culpa é das estrelas está nas estantes das livrarias em grande quantidade, imensa procura e críticas positivas. Tenho de admitir que o livro não chamou minha atenção de primeira, mas acabei cedendo por ver tanta gente falando o quão bom o livro é. 

Eu não diria que o livro gira em torno de um romance, embora este esteja presente quase que em todos os momentos. Trata-se de uma história trágica? Depende do ponto de vista do leitor. As pessoas tendem a vincular uma história de dois jovens com câncer com algo triste, que arrancará lágrimas na certa... Não foi isso que o livro transmitiu. Pelo menos, não foi isso que senti ao ler. Talvez, tenha sido exatamente essa a ideia de John Green ao escrever ao livro. 

A narrativa é bem jovem, contendo "tipo" inúmeras vezes, o que achei muito legal ao ponto de me perguntar: será que eu falo assim também? 

Talvez seja parte do meu fascínio por determinados tipos de personagens, mas simplesmente adorei Augustus! Adorei a personalidade, o ar que ele carrega no decorrer da história. Hazel também é uma personagem legal, mas a que menos me chamou a atenção. Também gostei muito de Isaac, achei ele um personagem adorável.

No entanto, o livro não me prendeu muito bem. Eu não terminava um capítulo e ficava ansiosa para ler o próximo. Costumo levar isso muito em conta nas minhas resenhas, o modo com que o autor prende seu leitor.

Enrolou um pouquinho até chegar no final e no clímax, mas apesar das enrolações, o livro terminou na hora certa que era para acabar e admito que isso me deixou muito contente. 

Um livro bom. Inovador ao mesmo tempo em que a história carrega uma temática comum. 

"Eu estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."

Share:

9 pessoas devoraram

  1. Já comprei o meu livro, esto loucaa para ler. *-*

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, é um prazer acessar o seu blog, gostei bastante!
    E estou anciosíssimo para ler "A culpa é das estrelas", já li tantas resenhas sobre, muitas pessoas já me recomendaram, e isso aumenta ainda mais minha intensa vontade de lê-lo ^^
    Seguindo aqui!

    Abraços,
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha muito bem escrita e o livro realmente é isso que descreveu eu amei a história e com certeza esse livro é um dos meus favoritos !!!

    Tem TAG para vc no meu blog:

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/2013/04/tag-11-coisas.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha. Lembrei-me de algumas histórias de amores onde o câncer entra para destruir tudo mas não consegue. E o interessante foi que logo que eu comecei a ler, já lembrei do filme "Terra de Sombras" que conta a história de amor entre o C.S.Lewis e uma professora divorciada, norte-americana. Logo quando eles decidem assumir o romance, ela descobre que está com câncer. O filme é simplesmente lindo, além de ser estrelado pelo Anthony Hopkins.

    Abraço!

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é perfeito, um dos melhores que já li.

    Seguindo.
    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é perfeito! É um dos meus favoritos!

    beijos
    nuvensecoracoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Um dos livros que ta na linha lista infinita ^^
    To seguindo seu blog super fofo.
    Adorei suas resenhas *-*
    se der como retribuir o favor ficaria mto grata
    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro!
    Adorei a resenha!

    Beijos, e estou seguindo... AQui é lindo.
    http://somundomeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu não acredito que ainda não li essa maravilha! A cada resenha que leio minha vontade aumenta, mas sempre acabam surgindo outros livros e aí complica minha vida ver uma resenha como a sua porque a vontade vai nas alturas! Muito boa, parabens!

    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir