Título: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick 
Número de páginas: 255
Editora: Intrínseca 
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

Pat Peoples acaba de sair do "lugar ruim", uma instituição psiquiátrica. Embora não saiba como foi parar lá, está disposto a fazer de tudo para acabar com o "tempo separados" imposto por sua esposa, Nikki. É então que ele bate de frente com a realidade, tendo de enfrentar problemas familiares, procurando ser o mais gentil possível para ter a mulher que ama de volta e vencer todo o pessimismo das pessoas a sua volta, porque ele realmente tem esperanças e acredita no lado bom da vida. 




Após ter assistido o filme e ter notado a tamanha repercussão que o livro está recebendo, sempre se destacando nas prateleiras das livrarias, criei grandes expectativas. Fui me decepcionando aos pontos com relação a história. É melhor dizer logo que o livro e o filme são diferentes em alguns aspectos. Seria faltar com a verdade ao dizer que a adaptação foi fiel. No entanto, não foi infiel o suficiente para entrar na lista das adaptações cinematográficas mais infiéis. 

A história é contada por Pat e preciso admitir que simplesmente adorei sua narrativa. Gostei do modo com que ele conta sua história e esse foi o principal fator que me prendeu ao livro. A relação com sua família é bastante pesada e ao mesmo tempo realística, apresentando uma crítica explícita. O pai de Pat é fascinado por futebol americano, ele só fala com sua esposa e seu filho quando o time que torce ganha. Caso o contrário, passa o resto da semana sem falar com ninguém. A mãe de Pat é claramente infeliz com isso e procura impor suas próprias regras dentro de casa. 

O livro poderia ser ótimo, realmente tinha tudo para poder ser. Mas pecou em diversas partes. Muito excesso de futebol americano. A cada capítulo parecia ter uns quatro ou três parágrafos só falando de futebol americano. É chato para quem não gosta ou não entende, como eu. 

O final deixou muitíssimo a desejar e prefiro mil vezes o final do filme. Consigo pensar em vários finais diferentes para o livro.

Alguns personagens chamaram minha atenção, pena que não foram os principais. Enfim, deixou a desejar, mas não deixa de ser um bom livro. Talvez eu só tenha criado expectativas demais. 

9 Comentários

  1. Oii Rebecca! Tudo bom?
    Lembra de mim, lá do Endless Poem?
    Nossa, você falou tudo que eu estava pensando "estou com tanta vontade de ler esse livro que ele vai acabar me decepcionando"
    Não sei se o livro é bom, mas se a gente fosse com menos desespero nele, como eu estou, talvez ele ficasse mais imprevisível né?
    Adorei o filme, adoro o Brad e a Jen juntos, e com certeza vou comprar esse livro!
    Parabéns pela sua resenha está muito bem escrita!
    Tô de volta com um post novo, é uma resenha do livro A Guerra dos Tronos!
    Dá uma passadinha por lá e confere! Pode puxar um assunto e contar o que achou!

    http://endless-poem.blogspot.com.br/2013/02/resenha-guerra-dos-tronos-george-rr.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    MEU DEUS DO CÉU , eu quero tanto ler esse livro mais tanto que minha expectativa está lá em cima kkkkkk , espero não me decepcionar , adorei a resenha :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que eu leio desse livro e não foi extremamente positiva e animada u_u aushduahsduhaisudd. O livro em si não me chama muito a atenção, mas eu gostei muito da sua resenha e da sinceridade *-*

    Beeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Beca,

    Eu li esse livro e concordo plenamente com você.
    Esperava tanto do livro....., decepções a parte, amei a sua resenha. Parabéns e bjs

    Cisi

    ResponderExcluir
  5. Ooi, tem um selo literário pra você lá no Livráticos, to te esperando ;D
    http://livraticos.blogspot.com.br/2013/03/selo-literario-2013.html

    Aliás, te mencionei na postagem haha'

    ResponderExcluir
  6. Olá, tem um selo literário pra você lá no http://admiravelmundonovoh.blogspot.com.br/2013/03/selo-literario.html Faça nos uma visita! =)

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas do livro e a cada dia fico mais doida ainda pra ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu fui assistir esse filme no cinema,e não gostei.Aí até perdi a vontade de ler o livro,agora então rs
    Achei a história um pouco parada,sem muita emoção...
    Enfim,está fazendo tanto sucesso,deve ter alguém gostando né ?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei demais desse livro, gostei mesmo! haha'
    Parabéns pela resenha. É legal ver essa divergência de opiniões... enfim...
    Um abraço!!
    http://asluzesdesemtembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir